A possibilidade de reconhecer a cidadania na Itália, existe a partir do momento que o requerente fixa residência em um Município Italiano.

Para fixar residência na Itália são previstas várias etapas, o primeiro passo é ter a disponibilidade de um imóvel para morar.

Satisfeito este primeiro requisito, é preciso informar o endereço de moradia junto ao departamento “anagrafe” da Prefeitura.

Em um prazo de 5-15 dias, acontece a fiscalização da Guarda municipal, a “visita do Vigile”, que visa encontrar o novo residente no endereço informado.

Na Itália a residência é considerada definitiva após 45 dias, mas logo depois da fiscalização, poderá ser dada entrada no pedido de reconhecimento da cidadania.

A lei prevê o prazo de 45 dias, porém existem muitos casos de pessoas que finalizaram a cidadania em prazos bem mais curtos, tomando atalhos, muitas vezes sugeridos por assessores na Itália.

O auxílio de empresas de assessoria na Itália, sem dúvidas é um caminho aconselhável quando se trabalha com pessoas transparentes e éticas.

Ter um assessor significa reduzir problemáticas referentes à burocracia italiana, aluguel de um apartamento, dificuldades linguísticas derivantes da necessidade de lidar com a administração pública italiana.

Consideramos que fixar uma residência fictícia, pode gerar duas situações:

Caso a Guarda Municipal volte no endereço para uma segunda fiscalização e não encontrar o residente, o processo fica suspenso até a pessoa se apresentar na prefeitura; caso isto não aconteça, depois de 6 meses o processo é cancelado.

Caso o requerente volte ao Brasil antes dos 45 dias, em caso de posterior auditoria, as autoridades podem verificar com muita facilidade se se tratou de residência fictícia, comportando o cancelamento da cidadania anteriormente reconhecida.

A cidadania italiana não tem limite de geração para quem tem sangue italiano, é um benefício que existe em poucos países.

Desfrute da sua descendência de forma plena, não fique com a dúvida de que um dia a sua cidadania possa ser cancelada, a melhor coisa é fazer tudo dentro da lei.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!